segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Corrida armamentista da Guerra Fria e a Bomba H.

Após a Segunda guerra mundial, um outro conflito alimentado pelos EUA e pela URSS tomou conta da humanidade, foi à chamada Guerra Fria, o período no qual ocorreu o maior desenvolvimento espacial.
As potencias lançaram-se numa corrida armamentista, um processo pelo qual os países investem considerável parte de seus recursos na área militar, objetivando a preparação para a guerra e a intimidação das nações rivais, os países sentem-se ameaçados pelo poder do outro, e acabam investindo cada vez mais em defesa. A corrida armamentista da guerra fria foi na qual dois países : URSS e EUA disputaram o poder em armas e tecnologia diversificada: foguetes.
As duas potências produziam tanques, aviões e submarinos, mas, os grandes destaques eram as chamadas armas não-convencionais, eram as mais poderosas, a principal delas foi à bomba atômica, que eram apenas dos EUA, mas que logo depois passou a ser também da URSS que às produziu. Para aperfeiçoar a bomba atômica, os EUA fabricaram a bomba de hidrogênio ( bomba H), logo seguidos pela URSS.
‘ A corrida atingiu proporções, tais que em 1960, os EUA e a URSS tinham armas suficientes para vencer e destruir o mundo’.
A Bomba H é uma das armas mais poderosas que existe na Terra. Ela explodiu durante uma experiência feita pelos EUA em 1952. Sua potência mostrou ser superior a qualquer bomba atômica e é capaz de arrasar qualquer grande cidade. Foi às explosões das bombas de hidrogênio que fizeram a corporação dos cientistas realmente se oporem aos testes nucleares.

Por : Rafaela Símaro

Nenhum comentário: